Halterofilismo é melhor para a saúde do coração do que Cardio, um novo estudo encontrado



Halterofilismo é melhor para a saúde do seu coração do que Cardio, um novo estudo encontrado

Ken Redding / Getty

Um estudo recente confirmou o que muitos ratos de academia disseram o tempo todo: levantamento de peso é o método superior para queimar gordura – bem, gordura ao redor do coração, pelo menos.

Pesquisadores na Dinamarca descobriram que o treinamento de resistência queimava a gordura armazenada no coração – que, se não for controlada, poderia levar a doenças cardíacas – a uma taxa muito maior do que o cardio. Em outras palavras, aquele supino pode lhe poupar uma visita ao cardiologista.

Para o estudo, 50 participantes receberam aleatoriamente um regime de 12 semanas de resistência ou treinamento de resistência (ambos os grupos trabalharam três vezes por semana durante 45 minutos) e seus resultados foram comparados com pessoas que não se exercitaram.

Os pesquisadores analisaram dois tipos de gordura: massa de tecido adiposo pericárdico, gordura ao redor do coração e massa de tecido adiposo epicárdico, gordura encontrada no tecido muscular do coração. Enquanto o exercício aeróbico e o treinamento resistido reduziram a gordura epicárdica em 32 e 24 por cento, respectivamente, apenas o levantamento de peso teve um efeito significativo sobre a gordura pericárdica.

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Esse tipo de gordura diminuiu em 31 por cento quando comparado com o grupo sem exercício, disseram os pesquisadores. Regitse Hojgaard Christensen, MD, principal autor do estudo e pesquisador do Centro de Inflamação e Metabolismo do Hospital Universitário de Copenhague, disse à Reuters que isso é provavelmente porque o levantamento de peso ajuda as pessoas a queimar mais calorias, comparado a correr em uma esteira ou bater no StairMaster.

"Nós sabemos de outros estudos que o treinamento de resistência é um estímulo mais forte para o aumento da massa muscular e aumento do metabolismo basal em comparação com o treinamento de resistência", disse ela.

Ela explicou que o grupo de levantamento de peso realizou três a cinco séries de 10 exercícios durante cada sessão com pesos médios. "Esta intervenção específica de exercícios foi eficaz na redução dos depósitos de gordura do coração", disse ela à Reuters.

Manter a gordura pericárdica baixa é vital para a boa saúde do coração, pois estudos descobriram que muito dela poderia levar a uma freqüência cardíaca irregular e rápida, o que poderia causar um fluxo sanguíneo ruim.

Essas descobertas não dão a você uma desculpa para abandonar o cardio por completo. Os pesquisadores sugeriram o uso de treinamento aeróbico e de resistência para reduzir a gordura cardíaca.

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