Como nossa dieta afeta ritmos circadianos?


Nas últimas centenas a milhares de anos, os povos de todo o mundo prosperaram em uma grande variedade de dietas. A comida mudou muito sazonalmente, geograficamente, etc.

O que não mudou? O ciclo de luz / obscuridade de 24 horas ao qual nossos ritmos circadianos são constantemente arrastados.

Mudanças de fase "circadianas"

Em geral, sua fase circadiana é baseada no dia de 24 horas, aproximadamente 12 horas na luz, 12 horas no escuro (varia de forma sazonal e geográfica). Muitos efeitos hormonais e bioquímicos são influenciados por isso. A luz, a escuridão e a comida são o que, em parte, determina a sua fase circadiana.

Avanço da fase circadiana

Exemplos disso seriam para a cama mais cedo e acordando mais cedo.

Da mesma forma, usando o bloqueio de luz azul ao pôr-do-sol para imitar o espectro natural da luz solar, que tem uma relação azul-vermelho maior na parte da manhã e menos azul à noite – assim, usando luz azul- bloqueando óculos se você estiver exposto a luz artificial durante a noite.

Voar da Califórnia para Nova Jersey reduz seu dia por cerca de 3 horas. Se você estiver vivendo por ritmos circadianos naturais, isso significa que você vai dormir 3 horas antes (leva algum tempo para se adaptar, mas este é apenas um exemplo).

Desafio de fase circadiano

[19659002] Basicamente, o oposto de tudo acima: por exemplo, ficando atrasado e dormindo.

Voando de Nova Jersey para a Califórnia prolonga seu dia por cerca de 3 horas: se você está vivendo por ritmos circadianos naturais, você está indo para estar realmente cansado à hora de dormir.

Importante, alguns estudos pré-clínicos sugerem que a dieta pode desempenhar um papel nisso.

Como a nossa dieta afeta ritmos circadianos?

Ao avaliar os ritmos circadianos em modelos animais, os pesquisadores monitoram a atividade para algumas semanas em ciclos claros claros normais, depois apague as luzes e veja se os padrões de atividade mudam mais cedo (avanço de fase), mais tarde (atraso de fase) ou não mudam nas semanas seguintes.

A metade superior da A figura abaixo mostra o padrão de atividade de roedores alimentados com um "Co ntrol "rica em carboidratos ricos em um ciclo normal de luz / escuridão (LD) e ao se mover para baixo, ele muda para a escuridão completa (DD) (Oishi et al., 2009). É assim que se parece um avanço de fase. Você pode ver os períodos de alta atividade (manchas pretas escuras) se movendo progressivamente para a esquerda, mais cedo.

A metade inferior da figura mostra os roedores em uma dieta cetogênica. O avanço de fase quando mudado de LD para DD é mais robusto.

Em um estudo de acompanhamento similar, os pesquisadores testaram uma dieta de proteína muito alta (Oishi et al., 2012). Conforme observado acima, durante condições normais de luz / escuridão, a atividade foi concentrada na fase ativa. Quando mudado para escuro / escuro, vemos um avanço de fase similar visto nas condições de "Controle" acima.

A metade inferior da figura mostra atividade em condições normais e depois muda para toda a escuridão. Semelhante aos roedores em uma dieta cetogênica em toda a escuridão, os roedores em uma dieta rica em proteínas mostram um avanço de fase mais robusto em toda a escuridão.

O que a dieta cetogênica e de alta proteína tem em comum? Ambos são baixos em carboidratos. No primeiro caso, a maioria das calorias foi substituída por gordura dietética; No segundo caso, a maioria das calorias foram substituídas por proteínas.

Em ambos os casos, os animais alimentados com dietas cetogênicas e de alta proteína eram mais saudáveis ​​do que os animais alimentados com dieta (alto em carboidratos). Os animais expostos à luz fraca durante a noite exibem deterioração da saúde metabólica e uma fase circadiana DELAY (Fonken et al., 2010): não faça isso.

A metade superior da figura mostra luz normal de 12 horas / ciclo escuro. As barras pretas indicam níveis de atividade. Comparando a parte superior com a parte inferior, mais atividades mudam da esquerda para a direita, indicando que os animais são mais ativos mais tarde em sua fase ativa.

Matérias da composição da dieta, mas, assim, o tempo da refeição

A luz brilhante da manhã entra no relógio principal do seu cérebro. O oscilador com arraste alimentar (FEO) inicia ritmos circadianos nos tecidos periféricos quando você come café da manhã (por exemplo, Polidarova et al., 2011 e Sherman et al., 2012).

Estes dois eventos (por exemplo, luz brilhante e consumo de alimentos) devem ser sincronizados para co-arrastar os ritmos circadianos centrais e periféricos.

Take Home Message

Se o ideal circadiano é o seu objetivo, siga um baixo teor de carboidratos e seja alto teor de gordura ou alta proteína

Evite dispositivos inteligentes durante a noite ou obtenha alguns bloqueadores azuis para evitar um atraso na fase circadiana. Coma bem, durma bem, fique bem.