A hipnose pode ajudar você a ser levado?



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<div class= VCL / Spencer Rowell / Getty

Roger Clemens clamando como uma galinha. De todas as muitas referências de cultura pop que existem para a hipnose, esse é o que continua a aparecer na minha cabeça. É de uma cena em The Simpsons, o episódio de softball, no qual o Sr. Burns tem sua equipe de torcedores profissionais hipnotizados para melhorar seu desempenho. Mas graças a um hipnotizador inepto, Roger Clemens acaba clamando como uma galinha.

Meu hipnotizador me assegura que isso não vai acontecer comigo, no entanto. "A hipnose não passa de um profundo estado de relaxamento com foco agudo", diz Alexandra Janelli, uma hipnoterapeuta que possui e opera Theta Spring Hypnosis em Nova York. Ela me assegura que, em vez de algum tipo de transe, o estado hipnótico é realmente mais uma forma intensa de foco. "É quando você pára de ouvir ativamente e você apenas ouve", diz ela.

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É nesse estado que você se torna mais suscetível a sugestões, isto é, mais capaz de comportamento fora de sua zona de conforto normal. Qual é, na verdade, todo o ponto da terapia de hipnose. Claro, não estou perto desse estado. Pelo menos ainda não. Em vez disso, minha mente continua a deriva, primeiro a Roger Clemens, depois ao cheiro do escritório, o que me lembra a seção de beleza de Whole Foods – um pouco de lavanda, um pouco de sálvia, uma generosidade geral.

Quando meu A mente avança muito longe, eu tento remexê-lo e me concentrar na voz nítida mas suave de Janelli. Ela está me guiando através de uma série de técnicas de relaxamento, a primeira com a visualização de uma localização física, onde posso me sentir calmo e feliz. Eu escolho um penhasco com vista para o Mediterrâneo no sul da França em um dia de verão perfeito.

Ela então me diz para me concentrar nos detalhes da localização. É dia ou noite? Qual é a temperatura? Quais são os cheiros? O objetivo é me desalojar de qualquer pensamento sobre o futuro ou o passado e, em vez disso, me enraízo diretamente no presente. A partir daí, é mais relaxamento. Ela me fez focar em meus braços, minhas pernas, meu pescoço. Cada vez que eu faço, ela me diz para liberar qualquer tensão localizada lá. Para licuar esses músculos. Dado o meu presente pré-natural para evitar o relaxamento, eu me preocupo que não vai funcionar. Certamente, esta é uma tarefa errada. Mas então, alguns cliques. Ela me diz para visualizar uma cálida bola dourada envolvendo-me. De repente, minha mente para a deriva, e eu posso sentir a tensão no meu pescoço e os ombros se dissolvem. "Você pode sentir o que seus olhos estão fazendo?"

Eu não posso.

"É assim que eu posso dizer que você está em um estado hipnótico", diz ela. "Seus olhos começam a ping-pong para frente e para trás".

E é exatamente isso que eles estão fazendo, como se eu estivesse assistindo uma partida de tenis muito rápida atrás dos meus pálpebras. Acontece que estou hipnotizado. E se você está se perguntando o que me trouxe aqui para começar, a resposta é bastante simples: fitness.

Na maioria das medidas, estou relativamente apto. Eu levanto, eu ando na minha bicicleta, eu ocasionalmente vou a ioga. Mas ultimamente minha motivação começou a marcar. O trabalho acontece, a vida acontece e, de repente, o pensamento de ir ao ginásio torna-se um somista jogo de luta livre existencial.

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Conheço várias pessoas que se basearam na hipnose para parar de fumar. E muitos atletas se voltaram para ele – Tiger Woods, para um, assim como Troy Aikman – para melhorar seu jogo. Mas quando eu ouvi a atriz Olivia Munn dizer que a hipnose era a única razão pela qual ela atingiu o ginásio, fui vendida.

De volta ao Barcalounger, Janelli me leva por dois balanços ao redor da curva hipnótica. O primeiro é um exercício de indução mais longo, um para estabelecer uma mudança comportamental através do relaxamento e reforço positivo – essencialmente, para casar um estado relaxado e feliz com o ato de ir ao ginásio. Para fazer isso, ela fala palavras de afirmação positiva. "Empurre toda a sua ansiedade. O que você tem medo é totalmente viável. Você será bem sucedido. Você está ansioso para a aptidão que você obterá de trabalhar. "

Isto é destinado a substituir aquelas espessas ondas de medo existencial com ânsia e antecipação esperançosa. Ou, se você está tentando parar de fumar, é o inverso – substituindo a emoção positiva, o vício, com algum pavor existencial. Tudo dito, é um processo notavelmente simples. Isolar o problema, concentrar-se no relaxamento, juntar sentimentos positivos ou negativos à questão, e então você está fora.

A segunda indução é meramente uma versão abreviada do primeiro. Janelli instrui-me a fechar os olhos novamente e concentrar-me em qualquer tensão restante no meu corpo. Ela me diz para derreter de volta na cadeira. Então, são mais algumas palavras positivas para ir ao ginásio. "Você quer estar saudável, aguarda a forma de seu corpo ser quando você se exercita". No total, é cerca de 30 minutos de relaxamento, visualização e reforço positivo. Não é uma maneira ruim de passar uma tarde. Claro, a pergunta depois é: meu cérebro foi pirateado? Sou agora uma máquina que procura fitness? Honestamente, não tenho ideia. Além de me sentir um pouco mais solto do que o habitual, não sinto nada diferente. É hora de empacotar o saco de ginástica.

A hipnose como forma de prática terapêutica sancionada há mais de meio século. Foi em 1958 que a Associação Médica Americana reconheceu oficialmente como um método de tratamento legítimo e, embora não seja amplamente ensinado, recomendou que fosse incluída no currículo de todas as escolas de medicina. Como um fenômeno, a hipnose é consideravelmente mais antiga.

"É a concepção ocidental mais antiga da psicoterapia", diz David Spiegel, presidente associado da psiquiatria da Universidade de Stanford e um dos principais especialistas em hipnose. A forma que conhecemos hoje remonta ao final do século 18, quando um médico de origem alemã chamado Franz Anton Mesmer introduziu pela primeira vez a idéia de "hipnotizar" os clientes com luz fraca e música etérea.

Mas, à medida que a psicoterapia evoluiu ao longo do século XIX e No início do século 20, a hipnose lentamente derramou sua associação com o espiritualismo e o oculto e, eventualmente, se tornou uma ferramenta clínica no arsenal de tais luminárias psiquiátricas como Sigmund Freud e Pierre Janet. Não foi até o surgimento, no entanto, da Sociedade de Hipnose Clínica e Experimental em 1949, e depois da sanção de AMA
nove anos depois, que a hipnose ganhou maior aceitação clínica.

[RELATED3] [19659003] Hoje, embora a base científica para a hipnose seja mais forte do que nunca, grande parte da sua popularidade vem da sua associação com a atenção plena, um termo vago destinado a descrever qualquer coisa que aponte sua atenção para o presente, uma moda moderna em voga entre celebridades. Pelo menos, essa é a teoria de Spiegel para o ressurgimento, de qualquer maneira.

Claro, enquanto grande parte da atenção está centrada na meditação – que é projetada para, como Janelli descreve, "afastar" ou limpar sua mente de desordem mental – hipnose
é projetado para "trazer" ou processar informações de uma forma que organiza e usa positivamente essa confusão.

Os avanços na neurociência também ajudaram a legitimar a prática. "Estamos usando técnicas, como a ressonância magnética funcional, que fazem uma grande diferença na nossa capacidade de colocar pessoas em diferentes estados e ver o que está acontecendo no cérebro", diz Spiegel. No entanto, como Peter Halligan, Ph.D., e David Oakley, Ph.D., dois neurocientistas baseados no Reino Unido, escrevem em Hipnose e Neurociência Cognitiva: Bridging the Gap, "De uma perspectiva de neurociência cognitiva, relativamente pouco se sabe sobre o processos subjacentes envolvidos no próprio estado hipnótico. "O que sabemos, diz Spiegel, é que isso envolve um aumento do grau de foco quando duas partes do seu cérebro estão trabalhando juntas. Em outras palavras, observe o cérebro de uma pessoa em um fMRI durante a hipnose e essas duas regiões serão iluminadas como Times Square.

Neste estado, seu cérebro se torna mais maleável e você se torna mais aberto à sugestão. O exemplo mais óbvio disso pode ser visto em programas de hipnotismo – mesmo o tipo que você pode encontrar em um evento de ensino médio, no qual o quarterback acaba girando como uma bailarina. Apesar de suas objeções a tais exposições, Spiegel diz, o hipnotismo é real.

O truque, ele explica, é encontrar pessoas no público que são altamente hipnotizáveis. Durante qualquer show de palco, você verá o hipnotizador reunir cerca de 20 membros do público. O hipnotizador irá então reduzir o número para um ou dois executando rotinas de indução rápidas, essencialmente uma versão acelerada das técnicas de relaxamento de Janelli, então procure coisas como os olhos que rolam para as cabeças ou catalepsia muscular, uma ocorrência na qual a os músculos tornam-se rígidos. Janelli chama essas pessoas somnambulistas, o que significa essencialmente sonâmbulos. Embora apenas cerca de 15% da população seja tão altamente hipnotizável, todos são, até certo ponto, hipnotizáveis, diz Richard Barker, que em grande parte usa seu próprio ato de palco como ferramenta de marketing para sua prática clínica. Você não pode ser feito para trepar como uma galinha, mas você conseguirá um estado de foco elevado. "Se você quer trabalhar comigo e ser receptivo, então você pode e será hipnotizado", diz ele. "O único bloqueio real para a hipnose é a falta de concentração".

Parte do que torna todos hipnotizáveis ​​em pelo menos algum grau também é o que inspira a dissensão entre os pesquisadores: opiniões divergentes sobre o que, exatamente, o estado hipnótico é. Normalmente, a hipnose é definida como um estado de transe provocado por um procedimento de indução. Hoje, a indução é, na maioria das vezes, um roteiro usado para falar alguém em um estado hipnótico – geralmente uma série de exercícios de respiração feitos enquanto se concentra em uma imagem mental.

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Mas, cada vez mais, os pesquisadores estão definindo a hipnose como a susceptibilidade aumentada de um sujeito à sugestão, independentemente de se usar um procedimento de indução. Elvira Lang, MD, ex-professor associado de radiologia na Harvard Medical School e CEO da Comfort Talk, uma empresa que usa orientação no relaxamento auto-hipnótico para auxiliar na recuperação do paciente, diz que o estado hipnótico pode ocorrer em todas as situações , mesmo visitando simplesmente o consultório do médico. Lang aponta que os profissionais médicos, muitas vezes, aumentam involuntariamente a dor de um paciente simplesmente sugerindo que um procedimento vai doer. Quando estamos naquela "zona", nossos cérebros podem mudar nossa percepção de um evento baseado puramente em sugestões.

Não que possamos ser persuadidos a fazer qualquer coisa, explica Barker: O cérebro possui um mecanismo chamado " fator crítico ", o que nos protege de fazer algo que possa causar danos ou que vá contra nossas crenças morais, como roubar um banco.

Então, como é que tudo isso faz você fazer algo como ir ao ginásio?

Para algumas pessoas, uma viagem ao hipnotizador é suficiente para mudar seu comportamento para sempre. Spiegel vê muito sucesso em lidar com a ansiedade: "A metade das pessoas que vejo por uma sessão para algo como uma fobia de avião são melhoradas ou curadas".
Então, se a sua aversão a trabalhar é o resultado do medo da ansiedade o desconforto, ou mesmo temendo o ginásio em si, com todos os seus espelhos e julgamentos, é perfeitamente possível que uma sessão possa ser o problema. Ou uma sessão acompanhada por rondas periódicas de auto-hipnose.

Tenha em mente, no entanto, que para que o processo tenha sucesso, deve haver um investimento mental pelo paciente. Afinal, o hipnotizador apenas orienta você para um estado mental no qual você deseja mudar esse comportamento. É por isso que, para muitos pacientes, o acompanhamento da auto-hipnose é fundamental.

Janelli também sugere enquadrar tudo com uma luz positiva. "Evite o que eu chamo de" auto-fala negativa ", diz ela. "Vencendo-se sobre o que você não está conseguindo". Lang concorda plenamente que a linguagem é essencial quando se trata de alterar a percepção e o comportamento. "Muito disso está apenas mudando a redação e a expectativa", diz ela. Para minha sessão, Janelli me fez evitar trivialidades como "Sem dor, sem ganho", uma vez que permitem a negatividade – isto é, a dor. Em vez disso, me dizem que se concentre exclusivamente no ganho – o que é surpreendentemente eficaz, pelo menos no momento. Durante a sessão eu realmente sinto que a ansiedade se afasta e em seu lugar uma sensação de otimismo conquistador do mundo.

Agora é um mês desde que passei pela minha sessão de hipnose. E enquanto eu não consegui um nível de aptidão de Hugh Jackman, notei uma diferença mensurável na minha abordagem para trabalhar. Não só eu estou chegando à sala de musculação com mais freqüência, mas também estou sentindo uma maior sensação de calma, tanto antes de ir ao ginásio quanto durante meu treino. E enquanto eu faço com mais freqüência, sinto o desejo de entrar na minha bicicleta e viajar para lá, não é uma força irresistível. Parece um hábito estabelecido, semelhante ao escovar meus dentes. É apenas algo que eu faço porque vai se sentir estranho se eu não fizer isso. É por isso que a hipnose é provavelmente melhor vista como uma ferramenta para ajudar a efetuar a mudança ao invés de alguma cura milagrosa que a imporá fortemente. Como Spiegel descreve, "a hipnose é tudo sobre como aprender a gerenciar melhor sua mente e seu corpo". Claro, manter o curso na academia consiste em formar bons hábitos e manter uma visão positiva – e qualquer coisa que possa ajudar a estabelecer aqueles Os hábitos valem a pena disparar.

Uma recomendação se você está pensando em tentar a hipnose: Não desista da lição de casa. Porque, enquanto eu não tenho idéia de quanto tempo durarão os sentimentos de boa sensação, descobri que retornar ao exercício de auto-hipnose cerca de uma vez por semana limpa minha mente e retabla firmemente essa conexão positiva.

Algo que eu pode garantir: de qualquer maneira, você não acabará clutando como uma galinha. A menos que, é claro, é isso que você está procurando.